Pesquisar este blog

sexta-feira, 17 de junho de 2011

Rigor marca o ápice da programação do Centenário


O desafio de receber um número de pessoas que pode variar de 100 mil a 400 mil pessoas, dependendo do grau de otimismo dos organizadores, fez com que a Assembleia de Deus se preocupasse com os mínimos detalhes que cercam as celebrações do centenário da primeira igreja pentecostal brasileira.

Foram criadas 14 subcomissões para tratar de temas diversos como infraestrutura, hospedagem, transportes, alimentação, apoio, cerimonial, mídia, saúde, mobilização, ornamentação, ação social, batismo em água.

“Todas as equipes foram preparadas. Do transporte aos passeios turísticos”, diz o pastor Lucas Filho, que preside a Comissão de Logística, a que coordena todas as outras subcomissões.

O trabalho foi feito com cuidado. Um exemplo é em relação ao transporte. A igreja vai utilizar o estacionamento do estádio Mangueirão para os seis ônibus que irão transportar os fiéis do Estádio Olímpico ao Centenário Centro de Convenções, distante menos de três quilômetros do Mangueirão. “Além disso, teremos transporte do aeroporto até os locais onde as pessoas irão se hospedar”, diz o pastor.

A hospedagem também foi analisada com cuidado. Poucas semanas antes da festa, restavam apenas 10% de vagas nos hotéis em Belém e Ananindeua, segundo os organizadores da celebração do Centenário. Foram disponibilizadas três mil vagas em sítios e chácaras, para abrigar os visitantes cadastrados antecipadamente.

Alimentar a multidão que tomará conta da cidade de Belém não é tarefa fácil. No próprio espaço do Centro de Convenções será disponibilizada uma área de 400 metros quadrados para restaurantes. Além do próprio Mangueirão, que terá um espaço para um restaurante popular. “Fizemos uns convênios também com restaurantes e churrascarias da cidade”, diz o pastor.

TURISTAS

A receptividade aos turistas religiosos será feita até mesmo antes da chegada a Belém. Em 28 portos de Belém, os que chegarem pelos rios já serão recebidos pelas equipes cerimoniais. Além disso, a Assembleia de Deus vai disponibilizar pessoas na rodoviária, nos postos da Polícia Rodoviária e também em Capanema. “Quando as caravanas passarem já serão recebidas por nossos guias. Lá serão recepcionadas com um café da manhã. Esse mesmo tratamento será feito em Ananindeua”, diz o pastor Lucas Filho. A ideia, segundo ele, é que logo na chegada, um guia entre nos veículos passando as informações necessárias sobre o evento e sobre Belém.

Pelo menos três mil pessoas estão diretamente envolvidas nesse trabalho de estrutura da festa. Nos três principais dias do evento, haverá um plantão do Disk Saúde, com atendimento 24 horas. Entre médicos, enfermeiros e técnicos de saúde serão escalados 180 profissionais, sendo que no Mangueirão serão colocadas três ambulâncias. “É um trabalho de parceria com Prefeitura e Governo do Estado”, diz o pastor.

A grandiosidade do evento poderá ser acompanhada em todos os países de língua portuguesa. A transmissão ao vivo será feita pela Rádio e TV Boas Novas. “O evento também estará disponível na internet. Tudo vai estar integrado”, diz Lucas Filho.

AGENDE-SE

SEXTA, 17/06

8h - Impacto Pentecostal (Centro de Convenções); 19h - Concentração no Estádio Olímpico Edyr Proença, Mangueirão.

SÁBADO, 18/06

- Reconstituição da chegada de Berg e Vingren; - Marcha do Dia do Centenário; 19h - Celebração musical do Centenário no Mangueirão; 23h - Vigilhão do Centenário (Centro de Convenções).

DOMINGO, 19/06

- “Batismo do Centenário”, na Ilha de Outeiro

(Diário do Pará)

Nenhum comentário:

Postar um comentário