Pesquisar este blog

sexta-feira, 17 de junho de 2011

Centro de Convenções lotou para as homenagens


Se era para avaliar a capacidade de público, o novo Centro de Convenções, inaugurado ontem pela Assembleia de Deus, passou no teste. Nas estimativas da coordenação da igreja, quase 40 mil pessoas estiveram pela manhã no local, provocando um congestionamento na rodovia Augusto Montenegro, da área da Marinha ao Planetário próximo ao Mangueirão.

Foi o primeiro dos três grandes dias de celebração do Centenário da igreja . Além do centro, houve também a inauguração da avenida Centenário, ex-Independência, e por um curto espaço de tempo, Dalcídio Jurandir. A proposta de homenagem à igreja partiu do vereador José Scaff (PMDB) e teve aprovação unânime. “Há muito tempo os assembleianos tinham o sonho de denominar a avenida Independência como avenida Centenário. Através de um projeto meu, eles puderam inaugurar a avenida, que contribui para a história dessa igreja tão importante ao Pará”, disse o vereador.

Sob uma temperatura de 32 graus à sombra, fiéis de todas as partes começaram a chegar logo cedo ao Centro de Convenções.

Aviões da Esquadrilha da Fumaça homenagearam a celebração. Eram saudados com gritos de admiração. A emoção era tamanha que dezenas de pessoas foram atendidas pelas equipes médicas. “Pressão caía, motivada talvez pela emoção”, explicava uma enfermeira.

“É um dia de culto e de festa. A família cresceu”, recepcionava o presidente da Assembleia de Deus, Samuel Câmara, que foi um pouco mestre de cerimônia do evento que reuniu também autoridades políticas como o governador Simão Jatene, o prefeito de Ananindeua, Helder Barbalho, e o prefeito de Belém, Duciomar Costa. O governador chegou às 10h45, com a mulher Ana Jatene, e disse que não estava ali para falar, mas para ver e ouvir. “Vim ver a continuidade de um milagre de um século atrás".

Já o prefeito de Ananindeua, Helder Barbalho, destacou o orgulho de participar da celebração. “Às vezes carecemos de boas notícias e de autoestima elevada. Hoje podemos dizer que daqui de Belém estamos propagando a paz”.

Atenta às manifestações, mas um pouco incomodada com os decibéis que costumam ser irradiados de cultos em Belém, a família dos pioneiros suecos Gunnar Vingren e Daniel Berg era procurada com admiração pelos fiéis. O pastor Manoel Brandão, 82 anos, saiu de Cabo Frio, no Rio de Janeiro, para acompanhar a festa. Como conhecera Daniel Berg pessoalmente, fez questão de cumprimentar Ann-Sophia, a neta de Daniel Berg. Emocionado disse que só por isso a viagem já valera a pena. (Diário do Pará)

IEAD - O Centenário

Foto: Haroldo Azevedo

Nenhum comentário:

Postar um comentário