Pesquisar este blog

quinta-feira, 16 de junho de 2011

rogramação do Centenário movimenta Belém


Vários eventos estão programados para celebrar o Centenário da Assembleia de Deus. No dia 11 de junho, mais de mil casais realizaram o maior casamento comunitário já feito no Estado, uma ideia surgida ainda quando a igreja comemorava 99 anos de vida. Casais como o carpinteiro Marivaldo Maciel dos Santos, 39 anos, e Fernanda Alves, 30 anos, moradores da Pratinha, oficializaram uma relação de nove anos.

No dia 16, uma quinta-feira, o destaque é a inauguração do Museu Nacional da Assembleia de Deus. “Como parte do processo, o museu restaurou seu acervo, composto de fotografias, documentos e objetos. Durante a Exposição 100 Anos de Pentecostes no Brasil, o público poderá conhecer objetos que pertenceram aos primórdios da igreja. São cadeiras, instrumentos musicais e até bíblias. “Entre estas, a de uso pessoal de Celina Albuquerque, primeira pessoa no Brasil a receber o batismo com o Espírito Santo”, explica o pastor Rui Raiol, que durante todo o período de preparativos trabalhou na efetivação do museu.

A inauguração do museu será às 9h. Uma hora depois será a vez da inauguração do Centro de Convenções de Centenário, uma ideia surgida quando, no sudeste do Brasil, houve uma tentativa de alijar Belém do processo de comemoração do Centenário. “Como espaço único climatizado, é um dos maiores. Não conheço outro espaço semelhante”, diz o engenheiro Gerônimo Milan, responsável técnico pela obra.

Às 19h, a concentração dos fiéis será no Estádio Olímpico Edyr Proença, o Mangueirão, no primeiro dos três grandes encontros que o estádio receberá.

O dia 17 terá programação logo cedo. Às 8h, ocorrerá o ‘impacto pentecostal’, uma grande celebração no Centro de Convenções. Às 19h, o ponto de encontro dos fiéis será o Mangueirão.

Emoção redobrada terão os evangélicos no dia 18, quando será feita a reconstituição da chegada dos pioneiros Daniel Berg e Gunnar Vingren a Belém. Depois desse momento épico, será feita a Marcha do Dia do Centenário por algumas das principais avenidas e ruas da cidade.

No mesmo dia, só que às 19h, haverá celebração musical do Centenário no Mangueirão. Quatro horas depois, terá início o grande Vigilhão do Centenário, quando milhares de fiéis ficarão concentrados no Centro de Convenções.

Será um grande preparativo para um dos momentos mais impactantes de toda a celebração centenária. No dia 19, domingo, ocorrerá o “Batismo do Centenário”, com cinco mil pessoas imergindo nas águas da Praia Grande, no Outeiro, para receber o Espírito Santo da conversão à doutrina pentecostal.

Às 19h, será feita uma celebração especial em todos os templos da igreja em Belém.

PROGRAMAÇÃO

QUINTA, 16/06

9h - Inauguração do Museu Nacional da Assembleia de Deus. Exposição 100 Anos de Pentecostes no Brasil; 10h - Inauguração do Centro de Convenções do Centenário; 19h - Concentração no Estádio Olímpico Edyr Proença, Mangueirão.

SEXTA, 17/06

8h - Impacto Pentecostal (Centro de Convenções); 19h - Concentração no Estádio Olímpico Edyr Proença, Mangueirão.

SÁBADO, 18/06

- Reconstituição da chegada de Berg e Vingren; - Marcha do Dia do Centenário; 19h - Celebração musical do Centenário no Mangueirão; 23h - Vigilhão do Centenário (Centro de Convenções).

DOMINGO, 19/06 - “Batismo do Centenário.”

(Diário do Pará)

IEAD - O Centenario

Nenhum comentário:

Postar um comentário